Quem é esse tal de Rico?

RICO

 

Valfrido Ricardo Martins, mais conhecido como Rico, é natural de Manhuaçu, Minas Gerais e nasceu em 14 de junho de 1977.
É cartunista, chargista, ilustrador e autor de quadrinhos.

Premiado no Brasil e em Portugal (Moura-BD).
Atua no mercado desde 1990, fazendo charges e ilustrando livros, jornais, revistas, cartilhas, manuais para comunicação interna para empresas e sites.

Durante 15 anos assinou a charge diária do jornal O Vale, de São José dos Campos/SP (2000-2015), e também do Jornal Coletivo, de Brasília/DF (2006-2010).

Autor dos livros "O rico humor de Rico" (1998), e "Onde foi que eu errei?" (2006) e Co-autor de "Isto é um absurdo" (2004).
É editor e autor da revista independente de histórias em quadrinhos ``Bagaça!''.

 

Colaborou com o jornal A Tribuna, de Vitória/ES (2015-2016) com sua série de tirinhas diárias Cotidiano, agenciada pela Pacatatu.


É colaborador de diversas editoras e seus trabalhos estão em diversas publicações e sites brasileiros, entre eles revista Você S.A., Mundo Estranho, Meu Próprio Negócio, Vencer, Recreio, Página 21, Bundas, Jornal do Brasil, O Pasquim 21, Jornal da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Canal Um Brasil e outros. 

 

Ilustrou três livros de Reinaldo Polito pela Editora Saraiva, "Fale muito melhor", "Seja um ótimo orador" e "Assim é que se fala". Além dos livros da Coleção Superdicas, coordenada por ele, "Superdicas Para Se Tornar Um Verdadeiro Líder", de Paulo Gaudêncio e "Superdicas de Português Para Concursos e Vestibulares", de Nilson Teixeira de Almeida. 

 

Ilustra cartilhas para o mercado editorial, corporativo e publicitário, com um respeitado portfólio em ilustração, cartum, charge e histórias em quadrinhos para atividades educacionais e de treinamento, atendendo a empresas, marcas e profissionais de todos os portes e vários setores.
Entre seus clientes estão Johnson & Johnson, Natura Cosméticos, Embraer, CNT, Itaú/Unibanco, SESC-SP, Mineradora Samarco, Aracruz Celulose e Papel, Lojas Marisa, Dispemec, Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por fretamento do estado de São Paulo (FRESP), Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (SINTRAJUD), dentre outros.

 

Há mais de 20 anos ilustra e licencia suas charges e tirinhas para livros didáticos de diversas editoras, entre elas Moderna/Richmond (Brasil e Inglaterra), Saraiva, Positivo, FTD, Somos Educação, Uno-Santillana, IABS, Qualidade em Quadrinhos, Escala, Conhecer, Editora do Brasil, Pearson, Eco Soul, dentre outras, colaborando assim com a formação de milhões de brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. 

 

Em 2020, tornou-se um dos cartunistas colaboradores da revista em quadrinhos inglesa Goof! Comics.

Atualmente trabalha em sua primeira graphic novel "Gilda".

 

Portfólio com trabalhos editoriais e publicitários, clique AQUI!

Clientes atendidos

Johnson & Johnson, Natura Cosméticos, Embraer, CNT, Unibanco-AIG, SESC-SP, Mineradora Samarco, Aracruz Celulose e Papel, Lojas Marisa, Dispemec, Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por fretamento do estado de São Paulo (FRESP); Editora Saraiva, Editora Abril, Editora Globo, Editora Moderna, Editora Nova Geração, Editora Online, Editora Scipione, Editora Pearson, Editora Qualidade em Quadrinhos; Taterka Propaganda, Tônica Propaganda, Magno Studio, Mais Propaganda, Zagaia Comunicação, BH Press, Texto All, ContentCom, Design-E, Entrelinhas Comunicação, Adesign, Opinião Formada; O Pasquim 21, revista Bundas, Jornal da ABI, Grupo Comunidade de Comunicação, Jornal do Brasil, Jornal O Vale. 

 

Contatos 

Fone: +55 (33) 98807.0204

ricocartum@gmail.com 

 

Todos os trabalhos aqui reproduzidos são de propriedade de seu autor ou representante legal. Podem ser compartilhados desde que sem fins lucrativos. Mas não podem ser comercializados sem autorização. Direitos Autorais são protegidos pela lei nº 9610/98.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário