20 de nov. de 2009

Old Rico.


   O primeiro desenho (abaixo) fiz para o extinto Jornal "Fair Play" de Manhuaçu, MG. Era formado por uma equipe de utópicos: Fernando Fully (hoje na Rede Gazeta-ES), Renato Trindade (Fotógrafo), Junior Bittencourt (Professor de Literatura), Wendel (?)  e eu (deu no que deu). Um bando de meninos que colocavam fogo nas mazelas dos políticos locais (hoje isso não existe mais na cidade. Uma pena) . Era muito legal fazer o jornal naqueles tempos em que a diagramação era feita colando tiras impressas em papel quadriculado (o must do must da diagramação!).  Tinha lá meus 16 anos, um molecote sonhando ser "Cartunista profissional" e depois de velho descobri que o Cartunista profissional deve conservar o lado molecote (ao menos pra ele).

   Fiz o segundo desenho (abaixo) mês passado, justamente lembrando dessa ideia que ficou legal e que foi quando senti que começava a ter a "pegada" pro negócio. Embora desenhe desde criança, durante muito tempo fiquei sem saber direito o que fazer com meu desenho, ficava oscilando entre o Desenho de Humor e o desenho Clássico. Hoje descobri que sou casado e feliz com o Desenho de Humor e namoro de longe o Clássico.
   Meu brother Fabio Araújo, ao ver a charge aqui no blog, lembrou-se de que tinha uma edição impressa deste famigerado jornal local e foi vasculhar nos escombros do tempo em seu estúdio de filmagem. Achou. Olhaí!

Desenho, aos 16 anos:




Hoje, aos 32 anos:





5 comentários:

  1. Olha só como o tempo passa e o estilo muda, mesmo sem querer, imagina se já tivesse photoshop?
    Muito bom Rico, inté!

    ResponderExcluir
  2. Caramba meu! Como o tempo passa não é Rico? Olha como evoluem os traços as técnicas e até a velha assinatura, tá lá de todo tamanho: "RICARDO". As vezes acho no meio de meus bagulhos uns troços assim e morro de rir, ainda bem que o seu traço evoluiu!
    Rsrsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  3. Voce já era engraçado aos 16, hein "Ricardo"?

    Bom, o melhor de tudo é que agora, aos 32 anos, pelo menos este presente voce não deve ter dado para seus pais!!!

    ResponderExcluir
  4. José Lucas, engraçado que olho esses desenhos e lá no fundo vejo a "estrutura" do desenho de hoje. Tipo: uso o mesmo jeito de esboçar os bonequinhos até hoje... creio que a percepção das coisas ao redor foi o que aumentou aí o traço evolui naturalmente.

    Gracias, Cláudia!

    Ianes, depois de alguns anos aprendi: quando o cara é ruim (ou ainda não evoluiu o traço) ele assina do tamanho de um cavalo. Quer ser reconhecido por seu "trabalho" e quer ser visto primeiro. Depois que fica conhecido e mais experiente, assina de um tamanho menor: quer que o trabalho seja visto primeiro. Depois que fica famosão, a assinatura é o que interessa, vira uma marca. O cara faz um deseinho mixuruca e uma BAITA assinatura pra todo mundo saber que foi ele quem fez. AHAHHAHAAHA!!!

    Ricky, é isso mesmo! Essa daí eu não cometi. Mas já vi muito essa história vida afora. rs!

    Obrigado pela visita, meus caros.

    Grande abraço!
    Rico.

    ResponderExcluir