29 de nov. de 2022

desenhos com pincel

 



Eu adoro desenhar com pincel e nanquim.
Um desenho, da forma que faço, é composto por quatro partes:
1. A criação/Ideia (o momento que mais me toma tempo. Nele incluo as pesquisas sobre o assunto a ser ilustrado, quando necessário);
2. O esboço à lápis;
3. O traço da arte-final (pincel, bico de pena, nanquim, canetas várias, photoshop...);
4. Cores (aquarela, guache, acrílica, lápis aquarelado, tinta de parede, photoshop... o que o trabalho pedir).
De todas essas etapas, nas que mais me divirto são as de números 1 e 3. Eu as adoro!
Criar uma obra é algo de uma satisfação e de um desafio tão grande que quando a ideia final chega, é um gozo. É uma felicidade momentânea incomparável!
Quanto à finalização, poucas coisas me dão tanto prazer quanto a sentir o atrito do pincel com o papel. E quando a gente consegue fazer AQUELE traço foda do caralho? Nóóó!!! É bom demais!!!
Outra coisa que me dá uma grande alegria no ato de desenhar, é a serendipidade.
Para os menos esclarecidinhos, eu explico: serendipidade é o acaso. É quando você está fazendo um traço e o pincel dá aquela deslizada não planejada e o trabalho fica um trem de outro mundo! A gente nunca consegue reproduzir a serendipidade na Arte. É um trem inexplicável!
Pra mim, desenhar é algo mágico. É como respirar. Algo extremamente necessário pra minha vida.
Abração procêis.
- Rico


Um comentário: